pesquisa de 2007
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Mulheres são grande maioria dos consumidores de farmácias e drogarias
Segundo estudo do Popai, 7% das compras nesses estabelecimentos são feitos por impulso
31.10.2007 - 16:59
Redação
O impulso do consumidor é responsável por 7% das compras nas farmácias e drogarias do país, segundo estudo do Popai Brasil, entidade especializada na análise de merchandising nos pontos de venda. O trabalho revela ainda que 65% das pessoas que adquirem produtos nesses estabelecimentos são mulheres.
A pesquisa foi feita pelo Ibope Solutions e Múltipla PHD Estudos Comportamentais, com patrocínio da Bayer, Cadbury ADAMS, Coca-Cola, Galderma, Johnson’s, Nestlé, Niasi, Nycomed e Sanofi Aventis. O objetivo foi conhecer os hábitos dos clientes e verificar o impacto das ações e dos materiais de merchansiding na decisão de compra do consumidor.
A medição da pesquisa foi feita em novembro e dezembro de 2006, en São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Salvador. Na etapa seguinte foram levados em conta 15 entrevistados por farmácia/drogaria, totalizando 115 pontos-de-venda e 1.720 consumidores, sendo 40% nas grandes redes e 60% em lojas independentes.
Algumas conclusões:
Freqüência de compras
• 65% dos freqüentadores de farmácias são mulheres.
• 83% pertencem à classe B e C.
• 61% tem o colegial completo.
• Freqüentadores têm em média de 20 a 39 anos.
• 83% dos consumidores vão sozinhos aos estabelecimentos .
• A maior concentração de compra está no período da tarde (56%).
Planejamento de compra
• 61% dos consumidores não levam lista de compra.
• 26% não levou a lista, mas sabia o que ia comprar.
• 4% não levou lista, mas tinha receita de medicamentos prescritos.
Tempo de permanência nas lojas
• Consumidores ficam 5 minutos em média nas farmácias e drogarias.
• Em São Paulo, 60% dos consumidores vão diretamente ao balcão, sendo que 56% estão interessados em medicamentos.
• 33% dos consumidores foram direto no balcão, mas pararam para olhar outras seções.
Intenção de gasto
• 58% dos consumidores buscam medicamentos, dos quais 6% não têm prescrição médica.
• 22% buscam produtos de higiene.
• 12% procuram itens nos segmentos de cosméticos.
• 7% dos clientes compram produtos para bebê.
• 2% compram alimentos (1% bombonière).
• 2% adquirem bebidas.
• O valor gasto em farmácias e drogarias é de R$ 11,90.
Perfil de quem vai às compras
• Medicamentos: Consumidores com mais de 40 anos, classes AB, e nordestinos.
• Higiene: Jovens com até 29 anos, classe média e cariocas.
• Cosméticos: Mulheres, jovens até 29 anos, cariocas, classe média.
• Produtos para bebê: Mulheres de 20 a 39 anos, paulistas e gaúchas.
• Alimentos: Consumidores da terceira idade, com renda alta, cariocas e paulistas.
• Bebidas: Público masculino, jovens até 29 anos, classe média e cariocas.
Meios de pagamento
• 86% dos consumidores pagam em dinheiro.
• 6% usam cartão de crédito.
• 4% usam cartão de débito.
Decisão dentro da loja
7% das compras em farmácias e drogarias são feitas por impulso.
• 16% das compras pretendidas são canceladas.
• Enquanto 17% das marcas/produtos comprados de medicamentos são decididos no PDV, para outras categorias esse índice é o dobro.
Impacto dos materiais de merchandising
• 59% têm hábito de ler os encartes de ofertas.
• Os mais informados são mulheres do Rio de Janeiro e Porto Alegre que compram em rede.
• 99% das farmácias tem materiais de merchandising.
Marcas que mais investem em merchandising
• Marca Própria – 32%
• Vick – 32%
• Eparema – 26%
• Neosaldina – 25%
• Gillette – 24%
• L’Oreal – 24%
• Johnson – 22%
• Sundown – 21%
• Listerine – 20%
• Colorama – 20%
segunda-feira, 7 de junho de 2010
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