ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO SANITÁRIO FARMACÊUTICO

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Eu sou Valter Carretas, advogado especializado em direito sanitário e legislação farmacêutica. Possuo escritório com equipe multi-disciplinar de advogados e farmacêuticos para o melhor atendimento em 17 Estados no Brasil. Nossas demandas consistem em ações judiciais na defesa e proteção dos direitos de empresas farmacêuticas contra arbitrariedades de autoridades sanitárias e leis e normativas ilegais do sistema jurídico. O escritório também realiza defesas administrativas e éticas para estabelecimentos e profissionais farmacêuticos.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Visa de Curitiba apresenta programa de inspeção mensal de farmácias

Manipulação


Saúde apresenta programa de inspeção de farmácias

Pasfarma tem por objetivo ampliar o número mensal de inspeções sanitárias em farmácias de manipulação

12/07/10 às 18:18
O programa Pasfarma, da Secretaria Municipal da Saúde, será apresentado nesta terça-feira (13), a partir das 8h30, no auditório do Mercado Municipal, a representantes do setor de farmácias e manipulação.


O Pasfarma, criado em junho passado, tem por objetivo ampliar o número mensal de inspeções sanitárias em farmácias de manipulação. O programa de avaliação sanitária monitora os 175 estabelecimentos do setor em atividade em Curitiba.

A atenção ao segmento, explica o diretor do Centro de Saúde Ambiental, Sezifredo Paz, deve-se à demanda, que gira em torno de até 400 pedidos de formulações por dia. "Esse tipo de medicamento é conveniente não só do ponto de vista do preço, mas também da combinação de substâncias numa mesma cápsula, o que naturalmente atrai as pessoas. Queremos garantir que essas vantagens não tragam prejuízo ao que deve vir em primeiro lugar: a saúde", diz Paz.

Segundo Paz, a meta do Pasfarma é o monitoramento permanente das condições destes estabelecimentos em benefício da qualidade dos medicamentos elaborados por eles e da saúde dos consumidores. "Já fazemos o acompanhamento sanitário dessas farmácias há muito tempo e, agora, queremos tornar esse trabalho mais eficiente", explica o diretor. Para isso, o órgão conta com a atuação de 35 profissionais da área de Farmácia e Bioquímica.

Desde o início do ano, a Vigilância Sanitária vistoriou 59 estabelecimentos e deferiu 28 licenças sanitárias. Além disso, autuou 24, fez a interdição total de três e a interdição parcial (de um ou mais setores) de mais três e apreendeu produtos em sete locais. A partir de 28 de junho, quando o Pasfarma entrou em atividade, houve nove inspeções somente na Regional Matriz - que concentra cerca de 70% das farmácias de manipulação - e o deferimento de cinco licenças sanitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário