ADVOGADO ESPECIALIZADO EM DIREITO SANITÁRIO FARMACÊUTICO

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Eu sou Valter Carretas, advogado especializado em direito sanitário e legislação farmacêutica. Possuo escritório com equipe multi-disciplinar de advogados e farmacêuticos para o melhor atendimento em 17 Estados no Brasil. Nossas demandas consistem em ações judiciais na defesa e proteção dos direitos de empresas farmacêuticas contra arbitrariedades de autoridades sanitárias e leis e normativas ilegais do sistema jurídico. O escritório também realiza defesas administrativas e éticas para estabelecimentos e profissionais farmacêuticos.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

ANVISA PROPÕE INCLUSÃO DOS ANTIBIÓTICOS NA LISTA DE MEDICAMENTOS

Anvisa propõe inclusão dos antibióticos na lista de medicamentos controlados


27 27UTC maio 27UTC 2010 · Deixe um comentário



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou, no dia 24/3, audiência pública para discutir medidas mais restritivas para a prescrição e comércio dos antibióticos orais e injetáveis. O objetivo é ampliar o controle sobre esses produtos e contribuir para a redução da resistência bacteriana na comunidade.

A proposta da Anvisa é incluir os antibióticos na Portaria SVS/MS nº. 344/98, que lista as substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial no Brasil. “O uso indiscriminado de antibióticos é um problema de saúde pública em todo o mundo. A ideia é que o controle sobre esses medicamentos seja feito de forma mais efetiva, contribuindo para o consumo racional desses produtos”, afirma o presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 50% das prescrições de antibióticos no mundo são inadequadas. Só no Brasil, o comércio de antibióticos movimentou, em 2009, cerca de R$ 1,6 bilhão, segundo relatório do IMS Health Institute.

Para o diretor da Anvisa Dirceu Barbano, é fundamental a responsabilização de cada segmento envolvido com a prescrição e dispensação de antibióticos. “A desqualificação do comércio desses medicamentos, no Brasil, não é um problema isolado da Anvisa. Para que consigamos reverter o quadro atual, todos precisam estar envolvidos: farmacêuticos, sociedades médicas, indústria farmacêutica, autoridades sanitárias e população”, disse o diretor.

Durante o debate, alguns participantes destacaram a importância de se ampliar não apenas o sistema de controle, mas a disponibilização de informações para a sociedade e profissionais de saúde. Foi ressaltado, também, por representantes de sociedades médicas, a importância e pertinência da iniciativa da Anvisa.

A audiência pública terminou às 18h e as propostas apresentadas no encontro serão consolidadas pela Anvisa e submetidas à Consulta Pública nos próximos meses.

Proposta

A Anvisa propõe a inclusão dos antibióticos na Portaria SVS/MS nº. 344/98, que lista as substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial no Brasil. Em resumo, esta inclusão implica nos seguintes passos:

• Exigência de Receita de Controle Especial em duas vias;
• Apresentação e Retenção de uma via da receita no ato da dispensação;
• Dizeres de rotulagem e bula devem apresentar a seguinte frase: “Venda sob prescrição médica – só pode ser vendido com retenção da receita”.
• Controle eletrônico da movimentação (entradas e saídas) de antibióticos nas farmácias e drogarias do setor privado pelo Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC.

Fonte: Anvisa

Categorias: Conjugação · Infecção · ambiente hospitalar · bacterias multiresistentes · vírus

Nenhum comentário:

Postar um comentário