NUTRIÇÃO: a nova onda dos aliméticos no Brasil
05/08/2010 - 08h57 , Atualizado05/08/2010 - 08h57
Marcelo Lapola
Até bem pouco tempo atrás, os cosméticos e os alimentos existiam separadamente no mercado. Poucos ou nenhum produto até então era vendido com o apelo de que faz bem para a pele, fortalece as unhas, melhora o visual dos cabelos, entre outras coisas do gênero.
Realidade em alguns países da Europa e no Japão, conceito dos alimentos com propriedades cosméticas acabam de chegar ao Brasil. São os "aliméticos".
Entre os muitos exemplos que têm pipocado pelo mundo, um bem conhecido é um iogurte da Danone chamado Essensis, à venda na Europa. Esse iogurte apresenta atributos que, segundo a marca promete, podem ser sentidos literalmente na pele. Trata-se do primeiro iogurte-cosmético do mercado europeu.
Outro lançamento já à venda no exterior são os chocolates que prometem acabar com as rugas. Batizado de Acticoa, o produto foi criado pelo maior fabricante de chocolates do mundo, o grupo Barry Callebaut. A receita da novidade contém antioxidantes naturais que protegem a pele de radicais livres prejudiciais.
Estudos mostram que o consumo de apenas 20 gramas do chocolate por dia pode ajudar a prevenir as rugas, porque o produto hidratada e melhora a elasticidade da pele. A chave do sucesso da fórmula anti-idade do Acticoa é que ela consegue preservar o antioxidante natural chamado flavonol, encontrado nos grãos de cacau mas geralmente destruído durante o processo de fabricação do chocolate.
Beauty Drink
No Brasil, a sacada quem teve foi a empresária paulistana Cristiana Arcangeli. Criadora de marcas como Phytoervas e Éh, batizados de "aliméticos" os produtos iniciais da linha da empresária são alimentos com propriedades cosméticas "que cuidam da beleza de dentro para fora", como explica Cristiana.
Na linha de produtos, oito sabores de bebida sem conservantes – isso porque os ativos ficam concentrados em forma de pó na tampa e só são misturados à água na hora do consumo, e quatro de balas de colágeno com vitaminas.
Dos oito tipos de beauty drinks, quatro prometem efeito imediato (como o de nectarina e chá vermelho, que diz reduzir os sintomas da TPM) e outros quatro, cumulativo (hibiscus, açaí e uva, efeito antioxidante). Entre as beauty candies, há opções para energizar, hidratar, fortalecer e até rejuvenescer.
BENEFÍCIOS
Situada em uma categoria que oscila entre os alimentos e os cosméticos, a Beautyin foi criada por meio de uma parceria entre a empresária Cristiana Arcangeli e a consultoria Interbrand, que foi responsável pela montagem e criação de um novo conceito no segmento de beleza no Brasil: o dos "aliméticos".
A princípio, os produtos são vendidos em farmácias, academias, casas de estética e nos supermercados Pão de Açúcar.
Alguns especialistas criticam os aliméticos e dizem que seus efeitos são questionáveis. De acordo com a dermatologista Denise Steiner, é difícil saber onde os nutrientes vão agir. "Se a pessoa tiver uma carência de vitamina em outra parte do organismo, é para lá que ela vai", diz a médica. Steiner destaca também que, se a pessoa se alimentar bem, não vai precisar de uma suplementação desse tipo. Segundo ela, esses produtos não vão fazer mal, mas podem não fazer diferença alguma.
(BOX- SE COUBER)
Aliméticos (alimentos saudáveis + cosméticos) são produtos alimentícios feitos para consumo que, além de alimentarem, possuem ativos com propriedades cosméticas que trazem benefícios para a pele e a saúde de modo geral. Além da característica nutritiva, seu uso pode trazer benefícios estéticos. Os aliméticos auxiliam na complementação alimentar, suprem nutrientes no corpo, o que provoca aumento da regeneração celular. São ricos em vitaminas e em colágeno.
http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/dia-a-dia/saude/63968-NUTRIcaO:-a-nova-onda-dos-alimeticos-no-Brasil
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
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